terça-feira, 24 de julho de 2012

Chocolates

O que aconteceu com os chocolate nacionais? Cada dia mais venho percebendo a baixa de qualidade que estão sofrendo os nosso chocolates nacionais, tais como: Garoto, Nestlé, Lacta e cia.
Dia desses eu comprei um chocolate que eu adorava, o Talento branco da Garoto, sempre adorei esse chocolate por conta dos cereais, passas e tudo mais e qual foi a minha inteira decepção (fazia bastante tempo que não comia) ao descobrir que como tantos outros, o Talento está horrível, gosto de gordura, gosto de gordura hidrogenada. Que desgosto!

Não sou muito de comer chocolate, pois trabalho com chocolate e por isso raramente como, mas tem alguns que eu gosto bastante, ou gostava. Quando eu era criança os chocolates nacionais, pelo menos os mais populares eram gostosos, e hoje a impressão que eu tenho é que todos são chocolates hidrogenados. Aí vc vai me perguntar: O que é chocolate hidrogenado?

Chocolate hidrogenado é um chocolate usado em coberturas, decorações, onde grande parte da manteiga de cacau é substituída por óleo extraído da soja, ou seja, tem gosto e tem cheiro de gordura vegetal hidrogenada. Um horror! Um horror ainda maior pq a maioria de doceiras e pessoas que comercializam doces feitos e cobertos com chocolates utilizam essa droga.

Tem também o chocolate fracionado que é um chocolate parecido com o hidrogenado, só que eles são mais aveludados que os chocolates hidrogenados, tem uma secagem bem mais rápida e é mais econômico por ser mais fluido, permitindo fazer casquinhas mais finas e tal. Sinceramente?  Tão pavoroso quanto o hidrogenado.

E tem o chocolate puro ou o chocolate nobre Y que é o chocolate que eu uso, seja ele ao leite, meio amargo, amargo ou branco. O chocolate nobre tem um alto percentual de manteiga de cacau.

Muita gente se ilude achando que os chocolates de marcas conhecidas popularmente são os melhores chocolates que temos. Eu já ouvi muita gente dizer, os meus bombons são muito maravilhosos, eu uso chocolate Garoto! Eu penso: Aham! Muuuuito bons, só que não! Eu uso chocolates puros e uso de marcas que a maioria das pessoas nunca sequer ouviu falar, pq são chocolates de uso profissional. Qualidade pra mim é a exigência número 1.

Meu paladar treinado está simplesmente odiando essa nova safra de chocolates gordurentos que seria capaz de deixar a Bruxa do conto de fadas de João e Maria totalmente “passada” com a quantidade de açúcar e gordura que nos enfiam goela a baixo.


Mudando um pouquinho de assunto, fiz um bolinho super fofinho e despretensioso de cenoura numa tarde dessas fria e chuvosa e resolvi compartilhar com vcs. =)







2 comentários:

  1. Oi Fernanda,
    Engraçado, achava que era por causa da gestação que me deixava enjoada com os chocolates...Mas depois de ler seu post vi que não. Pq é a completa sensação que tenho, cada vez mais com gosto de gordura hidrogenada.
    Me considerava chocólatra, mas graças a essas mudanças meu vicio por chocolate reduziu drasticamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Raquel! Infelizmente os chocolates estão cada vez piores, é uma pena!

      Beijos!

      Excluir